Seja em casa ou num bar, em eventos comemorativos ou no dia a dia, as experiências de degustação de bebidas devem ser completas e prazerosas. Os tipos de copo afetam em grande medida a forma como saboreamos a bebida. Como tal, merecem toda a nossa atenção.
O copo a utilizar em cada ocasião deve ter em consideração, incondicionalmente, a bebida a servir. Nesse sentido, o design, o tamanho, a haste e o material do qual é constituído são minuciosamente estruturados, influenciando em grande medida a apreciação do conteúdo nele contido.
Neste artigo, ficará a conhecer os vários tipos de copos existentes no mercado e perceberá como fazer a escolha ideal em cada momento.
11 Tipos de copos para diferentes bebidas e ocasiões
1. Copo para água
Ainda que possa exibir dimensões variáveis, o copo destinado a servir água apresenta, geralmente, contornos simples, adequados à preservação da temperatura do líquido.
Em refeições acompanhadas por vinho, as regras de etiqueta ditam a colocação do copo de água à esquerda na mesa. Nestes casos, o seu papel é, unicamente, eliminar o sabor que permanece no paladar para que a pessoa possa experienciar novos aromas.
2. Copos para vinho
Os copos Bordeaux e Borgonha, originários de França, são dois dos modelos mais utilizados para servir vinho tinto. No caso do primeiro, não possui contornos muito arredondados e destina-se a vinhos de caráter mais encorpado. Por sua vez, o segundo tem uma configuração semelhante à de um balão, possibilitando uma intensa ativação do olfato e permitindo saborear vinhos de maior delicadeza.
O vinho branco ou rosé é servido em copos um pouco menos corpulentos, favorecendo a acidez da bebida e a sua frescura.
3. Copos para espumantes e cocktails
O tradicional flûte, elegante e de altura assinalável, é habitualmente utilizado para servir o espumante. Torna-se também a opção ideal para cocktails, como O Mimadu. De carater efervescente e aromatizado com frutos naturais, este cocktail de autor produzido em Portugal deve ser servido fresco.
4. Copos para gin
Nos dias que correm, os apreciadores desta bebida não se ficam pelo simples gin tónico de outros tempos. A conjugação desta bebida com especiarias e novos aromas dita que a mesma seja servida em copos de grandes dimensões, como os balloon.
5. Copo de whisky
O copo de whisky é baixo, embora suficientemente largo. Dada a sua profundidade, as bebidas são por norma servidas com várias pedras de gelo. Além do whisky, este tipo de copo é comummente utilizado para bebidas como a caipirinha ou o mojito.
6. Copo para shot
Os copos para shot apresentam dimensões que não excedem os 60 ml. Particularmente contruídos para atos de consumo de apenas um gole, os copos possuem o formato ideal para bebidas como vodka, tequila e rum.
7. Copo para cocktail
Em formato de Y, o copo para cocktail, vulgarmente conhecido como copo para Martini, não apresenta grande profundidade, apesar da sua largueza. A configuração impossibilita que as mãos entrem diretamente em contacto com a bebida, preservando a frescura.
8. Copo de licor
Destinados a pequenas porções de bebida, os copos de licor apresentam igualmente um tamanho reduzido e são bastante semelhantes a um cálice de vinho, onde pode ser servido o vinho do Porto.
9. Copo para sumo
Os copos desenhados para sumos e refrigerantes possuem profundidade e armazenam habitualmente entre 250 ml e 300 ml. Atendendo à sua capacidade, a bebida é frequentemente servida com gelo, conferindo um toque refrescante.
10. Copo para aguardente/conhaque
De altura média e corpo largo, os copos para conhaque utilizam a sua parte superior relativamente estreita para preservar o gosto intenso das bebidas. Por norma, a aguardente é uma bebida servida neste tipo de copos.
11. Copo para cerveja
O copo para cerveja possui configurações bastante heterogéneas, oscilando na sua dimensão. Esta bebida poderá também ser servida em canecas.
12. Copo old fashioned
Trata-se de um modelo que se aproxima do copo de whisky, com uma ligeira dissemelhança: o copo old fashioned tem a parte superior um pouco mais larga. Ainda assim, é igualmente usado para servir bebidas como whisky e caipirinha.
Já conhece O Mimadu? O novo cocktail aromatizado de autor é habitualmente servido num flûte, ainda que possam ser usados outros tipos de copos, dependendo se é bebido simples ou combinado com outras bebidas.
Contando com quatro diferentes aromas – Desire, Fire, Ocean e Ice –, adequados aos paladares mais exigentes, O Mimadu é a bebida ideal para surpreender e eternizar uma celebração especial. Visite o nosso blog e fique a par de todas as novidades da marca!
Subscrever blog