Como em tudo na vida, para beber vinho ou espumante e usufruir de uma experiência única é preciso saber fazê-lo corretamente. É natural que as pessoas menos experientes na degustação de produtos vinícolas cometam alguns erros básicos. Por vezes, até os aclamados provadores de vinhos cometem lapsos.
Por este motivo, decidimos abordar 7 erros cometidos com frequência ao beber vinho ou espumante. Explicamos-lhe também como pode corrigir cada um deles.
1. Colocar cubos de gelo no vinho
O processo de produção de um produto vinícola de qualidade pode ser demorado, chegando a durar meses ou anos. Os enólogos empenham-se a 100% na produção e esforçam-se por vender o melhor possível aos consumidores.
Ao beber vinho com cubos de gelo, estará a misturar água e a estragar completamente o sabor final. Se gastou algum dinheiro num vinho de qualidade para apreciar num momento de convívio, certamente não quererá arruinar o momento com este lapso.
2. Agitar o espumante para retirar a rolha
Certamente, numa celebração como um aniversário ou uma passagem de ano, já agitou a garrafa para remover a rolha. Tenha em conta, porém, que espumantes tradicionais não devem ser agitados, sob pena de perderem o gás e as bolhas, diminuindo a qualidade do produto.
A mesma regra não se aplica a bebidas aromatizadas como O Mimadu. Este espumante de autor contém finas bolhas que se movem quando agitadas, conferindo um efeito brilhante e metálico à bebida.
3. Não experimentar as novidades do mercado
Se é uma pessoa que não gosta de arriscar, é natural que opte por beber um vinho ou espumante que lhe seja familiar. A verdade é que estão constantemente a surgir novidades no mercado e pode estar a perder oportunidades incríveis.
O Mimadu é uma nova marca 100% portuguesa. Tem quatro variantes de espumantes aromatizados que podem ser servidos nas mais variadas celebrações. Ice, Fire, Ocean e Desire são os sabores disponíveis. Leia este artigo para conhecer os aromas.
4. Escolher o vinho com base no design da garrafa
É compreensível que uma marca com um design atraente o alicie a efetuar a compra. Afinal, uma garrafa bonita fica bem na prateleira da nossa sala. No entanto, não é o visual que garante um bom conteúdo.
É importante que leia o rótulo do produto antes de fazer a compra. Procure saber em que região foi produzido o vinho, verifique quais as castas usadas na sua produção e perceba se vai de encontro às suas preferências. Os vinhos do Douro e do Alentejo, por exemplo, têm diferenças de sabor consideráveis.
5. Servir sempre vinho tinto à temperatura ambiente
A temperatura contribui imenso para o sabor que sente quando está a beber vinho tinto. Um vinho muito quente pode saber demasiado a álcool. Quando está muito frio, por sua vez, este perde o aroma original.
No verão, o ideal é guardar os seus vinhos numa adega, por se tratar de um local fresco e escuro. Em alternativa, armazene-os numa divisão da casa sem exposição solar, como a despensa.
6. Não optar pelos copos apropriados para beber vinho
Há copos indicados para todos os tipos de bebidas. Os produtos vinícolas não são exceção! Existem recipientes pensados especialmente para vinhos brancos, tintos, rosés e, claro está, para espumantes. Opte pelo mais indicado para a bebida que vai ingerir.
No entanto, apesar de a experiência ser melhor com os copos certos, este não deve ser um impedimento para que o produto seja saboreado. É apenas um aconselhamento de enólogos experientes.
7. Encher demasiado o copo
Os problemas de um copo demasiado cheio passam pela dificuldade em fazer o habitual “giro” para oxigenar o conteúdo e expandir o sabor. Além disso, o copo fica pesado, o que complica o processo de beber vinho. Deixar transbordar o líquido é um risco e de certeza que não é esse o resultado pretendido.
Agora que já conhece os erros mais comuns, estão reunidas as condições para saborear o seu vinho ou espumante da melhor forma possível: apreciando ao máximo o seu sabor e textura!
No nosso blog, publicamos regularmente dicas sobre produtos vinícolas. Subscreva para estar sempre a par e tornar-se um verdadeiro apreciador!
Subscrever blog