Qual a ordem correta para servir bebidas em eventos?

Decidiu organizar um jantar com amigos e pensou numa ementa especial? Está a preparar um evento com algumas pessoas e tem dúvidas sobre o que deve servir? Organizar uma festa ou evento formal não é tarefa fácil, sobretudo quando implica servir bebidas e harmonizá-las com a comida.

Todos os pormenores contam na organização de eventos. O tipo de bebidas que vai servir é um dos detalhes mais importantes, mas convém saber como deve fazê-lo. Tome nota das principais dicas a ter em conta na hora de servir bebidas num evento.

 

Defina o tipo de evento

 

Antes de mais, convém pensar na ocasião. Qual o tipo de evento? Quem são os convidados? Há comida a ser servida também? É uma festa descontraída ou mais sofisticada?

Num evento formal, deve sempre servir bebidas requintadas. Já algo mais casual, como um convívio entre amigos, combina bem com bebidas simples. Se estiver a organizar uma festa que se prolongue noite dentro, com direito a pista de dança, pode e deve incluir bebidas espirituosas.

 

Pense na comida que vai ser servida

 

Se estivermos a falar de um evento marcado por vários momentos, como cocktail de receção, jantar e pós-refeição, é essencial ter em conta os pratos que vai servir. As bebidas têm um papel muito importante na experiência de degustação. Então, é fundamental tirar o melhor partido deste casamento entre comida e bebida. Leia neste artigo algumas regras básicas para fazer uma correta harmonização.

 

Estabeleça uma ordem para servir as bebidas

 

É importante respeitar uma ordem para servir bebidas em eventos, mesmo que estejamos a falar de um jantar entre amigos. Sobretudo no que toca aos vinhos, há alguns detalhes que deve ter em conta antes de começar a abrir as garrafas. O corpo, o volume, o açúcar e a idade do vinho são os principais aspetos a considerar.

Comece pelos vinhos mais leves

As regras dizem-nos que devemos procurar estabelecer uma ordem crescente quando servimos vinhos num evento. Portanto, comece pelos espumantes ou cocktails – como O Mimadu – e vá construindo a refeição a partir daí.

O espumante é, naturalmente, um vinho mais leve. Se considerarmos o peso que o vinho apresenta na boca – se é mais ou menos encorpado – conseguimos perceber que este é um vinho leve.

Quando falamos do corpo do vinho, referimo-nos precisamente ao peso do mesmo. Então, comece sempre pelo mais leve. É ótimo para harmonizar com pratos de entrada ou petiscos.

 

O Mimadu: O novo cocktail aromatizado de autor 100% português

O Mimadu: O novo cocktail aromatizado de autor 100% português

 

LER ARTIGO

 

 

Tenha em conta o volume do vinho

O volume refere-se à untuosidade do vinho. Quanto mais untuoso, mais macio é na boca. Além desta característica, o volume do vinho também considera o grau alcoólico do mesmo. Se um vinho é mais volumoso, vai ser mais macio e mais alcoólico. Ou seja, depois dos espumantes e cocktails, pode passar a servir um vinho branco ou um rosé. Estes últimos são vinhos leves, mas já apresentam maior teor alcoólico do que os primeiros.

 

Sirva antes os vinhos mais jovens

Normalmente, quanto mais jovem for o vinho, mais fácil é de beber. Como tal, a idade da bebida também vai definir o momento em que deve ser servida no evento.

Se estamos num jantar harmonizado, certamente o prato mais pesado chegará quase no fim da refeição. Logo, é também nessa altura que se deve servir um vinho mais envelhecido. Um bom tinto maduro tem mais presença de boca, apresenta um aroma mais intenso e maior estrutura.

 

Deixe os vinhos doces para o fim

Tal como na comida, também no que toca ao vinho os doces vêm no final. Deve, por isso, começar por servir os mais secos e finalizar com os doces ou fortificados, como os licores ou vinho do Porto.

 

Despeça-se com bebidas espirituosas

Finalmente, se o evento se prolongar depois do jantar, pode alargar a oferta. Permita que os seus convidados tenham várias opções e introduza algumas bebidas espirituosas, como gin, vodka, whisky e tequila. Contudo, pode e deve manter o vinho, os cocktails ou os licores, para quem quiser.

A cerveja pode também ser uma boa opção, sobretudo se estivermos numa altura de muito calor. Não se esqueça de ter sempre água, com e sem gás, água aromatizada e alguns sumos de fruta.

 

Se considerou estas dicas úteis e tem interesse em saber mais sobre a indústria vinícola, subscreva o nosso blog. Com especial atenção aos cocktails, publicamos frequentemente tendências, curiosidades e novidades sobre todo o tipo de bebidas de celebração.

 

Subscrever blog

Aceito a Política de Privacidade
Dou o consentimento para o tratamento de dados

O Mimadu está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *