Sugestões para harmonizar espumantes com diferentes pratos

É sábado à noite e decide preparar uma refeição fabulosa para os seus amigos e familiares. É a altura ideal para se esmerar nas bebidas! Mas na hora de harmonizar os espumantes com os pratos que vai servir, simplesmente não sabe como proceder. Já lhe aconteceu?

Esta situação é bastante normal, não se preocupe. Harmonizar espumantes e pratos não é fácil, mas deixará de ser uma dor de cabeça depois de ler o nosso guia. Trazemos-lhe alguns conselhos fundamentais e ainda uma surpresa especial: uma receita saborosa e simples de preparar, ideal para combinar com o seu espumante favorito.

Antes, porém, vamos introduzir o espumante, ainda que muito sucintamente, para entender melhor esta bebida. Na verdade, trata-se de uma versão mais suave e açucarada do vinho. A sua notória efervescência é devida ao facto de passar por duas fermentações no processo de fabrico.

Harmonizar espumantes com pratos de forma correta e equilibrada ao longo da refeição é uma excelente ideia. Ao contrário de outras bebidas mais pesadas e de sabor mais forte (como a cerveja ou o vinho), a leveza do espumante contribui para realçar e aprimorar os diferentes sabores de uma refeição.

 

Sugestões simples para harmonizar espumantes com pratos

 

Vários fatores contribuem para uma harmonização perfeita entre espumantes e pratos. Para o conseguir fazer, basta focar-se em três aspetos essenciais:

  1. O método de produção;
  2. As castas utilizadas;
  3. O nível de açúcar.

Nem todos os pratos permitem criar uma boa conjugação. Contudo, outros têm o potencial para se tornarem ainda mais deliciosos quando acompanhados pelo espumante certo. Estamos a falar, por exemplo, dos aperitivos, das saladas, das carnes brancas e dos doces.

 

Entradas

Tipicamente, as entradas consistem em pratos leves, ideais para abrir o apetite. Sendo assim, o espumante que escolher deve equilibrar-se com a leveza do início da refeição. Por exemplo, harmonizar um espumante bruto com uma salada à base de camarão é uma combinação praticamente infalível.

Se a entrada for um prato de carne, então quererá associar-lhe um bom espumante rosé. Caso pretenda apostar numa entrada mais fresca e subtil, fica sempre bem harmonizar um espumante seco com um sortido de frutas.

 

Pratos principais

Obviamente, o prato principal deve oferecer uma maior riqueza, ousadia e intensidade de sabor do que a entrada. Porém, é muito importante que não opte por pratos excessivamente fortes e pesados.

Qualquer que seja o seu espumante de eleição, esta é uma bebida naturalmente leve. Por isso, se o que deseja é criar uma refeição que combine bem com espumantes, os pratos não devem afastar-se demasiado desse estilo. As melhores alternativas são: carnes brancas, peixe e marisco.

Atrevemo-nos a dizer que, para a porção central da refeição, harmonizar espumantes brancos, secos, mais ácidos, ou uma combinação das três características funciona sempre.

 

Sobremesas

Até mesmo a parte mais doce da refeição pode ser elevada a outro nível com um belo espumante. Para as sobremesas, sugerimos harmonizar espumantes ligeiramente mais doces. Os meio-secos são excelentes para fechar o cardápio com chave de ouro. E ficam ainda melhor com doces à base de baunilha.

 

Wraps de presunto e rúcula: A receita perfeita para harmonizar com espumante

 

Se precisa de uma inspiração mais concreta, então está com sorte! Temos uma receita reservada para si. É muito fácil de preparar, mas pode crer que vai fazer as delícias dos convidados. Como se não bastasse, combina muitíssimo bem com uma ampla variedade de espumantes.

 

Ingredientes:

Folhas de wrap

Fatias de presunto

Rúcula

Requeijão

*Ajuste as quantidades ao número de pessoas e ao seu próprio gosto.

 

Preparação:

Em cada wrap, barre um pouco de requeijão, junte duas fatias de presunto e termine com as folhas de rúcula. Depois de enrolar cada porção, pode finalizar de duas formas: levar ao forno ou optar por servir os wraps frios.

No forno, use palitos para que os rolos não se desintegrem e aqueça-os durante aproximadamente 5 minutos. Se preferir levar ao frigorífico, coloque-os em papel aderente e sirva após cerca de 10 minutos no frio.

Estes wraps são ótimos para servir como entrada ou prato principal.

 

E agora, o teste final: depois de ler as nossas sugestões, consegue escolher o melhor espumante para harmonizar com estes wraps de presunto e rúcula? A nossa recomendação seria um bom vinho espumante seco ou, em alternativa, um rosé fresco.

 

Se é apreciador de bebidas requintadas, aromáticas e com uma leve efervescência, convidamo-lo a conhecer o cocktail de autor O Mimadu. Produzido inteiramente em território português, é a forma perfeita para surpreender os seus convidados e dar um toque especial às suas celebrações.

Visite a nossa loja online e descubra este cocktail frutado, com apenas 6% de teor alcoólico, disponível em 4 sabores únicos.

 

VISITAR LOJA O MIMADU

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *