É dono de um bar, mas ainda está a aprender sobre os utensílios imprescindíveis para fazer cocktails de forma profissional? O shaker ou copo misturador está claramente incluído nessa categoria e vai fazer toda a diferença nos seus cocktails.
Saiba de que forma este acessório pode elevar as suas bebidas e descubra como usá-lo na perfeição. O seu bar está prestes a tornar-se um lugar de paragem obrigatória para os amantes de cocktails!
4 Vantagens de usar um shaker para fazer cocktails
1. Garante uma maior harmonia de sabores
O misturador é o utensílio perfeito para fazer cocktails porque permite integrar todos os ingredientes e sabores. Além disso, confere à bebida uma efervescência particular que destaca o resultado final.
Experimente preparar duas bebidas seguindo exatamente a mesma receita e quantidades. Numa, vá juntando os ingredientes diretamente no copo de servir e no final mexa bem. Para a segunda, recorra ao misturador para agitar os mesmos ingredientes. A diferença será imediatamente percetível, tanto no sabor como na apresentação final.
2. Contribui para a diluição ideal
O tempo que leva a agitar a bebida com o copo misturador é o ideal para que o gelo adicione a quantidade perfeita de água à mistura. Quando o gelo só entra na equação na fase de servir, o mais provável é que, ao derreter, deixe o cocktail demasiado aguado e praticamente sem sabor.
Para uma bebida suave e consistente deve juntar o gelo no misturador, em vez de o colocar no copo apenas no final.
3. Permite diversificar as bebidas
O misturador facilita imenso a vida do barman quando o objetivo é fazer cocktails diferentes e explorar novas ideias. Aliás, certos ingredientes apenas funcionam bem nas bebidas quando são convenientemente agitados. É por esse motivo que o shaker abre portas a muito mais possibilidades.
Por exemplo, o sumo de ananás e os ovos só conferem uma boa textura ao cocktail quando são agitados vigorosamente. A clássica Piña Colada exige mesmo a utilização do copo misturador. Também as bebidas frutadas, especialmente as que levam frutos vermelhos, ficam muito melhores com o despertar de sabores que esta técnica oferece.
4. É um utensílio que os clientes esperam ver num bar
Deixe um pouco a sua perspetiva de barman e pense como um cliente. Que tipo de imagem associa aos barmen? Já está a imaginar alguém a agitar vigorosamente um shaker, certo? De facto, a técnica faz parte do ambiente, do carisma e da diversão que os clientes esperam encontrar quando visitam um bar. É por essa razão que cada barman desenvolve os seus próprios truques e o seu estilo de agitar.
Os 2 principais tipos de misturador
1. Misturador Boston (ou Boston Shaker)
Este é, muito provavelmente, o misturador número 1 no circuito de bares. Consiste em duas peças: um copo grande de inox e outro mais pequeno, em vidro resistente. É um utensílio de uso profissional, pelo que é um pouco difícil de controlar, mas é eficaz, rápido e versátil para fazer cocktails.
2. Misturador Clássico (ou Cobbler Shaker)
As três partes deste misturador standard são: o copo de inox, o recipiente mais pequeno com coador e uma tampa, que serve também como doseador. Esta versão clássica é muito fácil de encontrar e mais adequada para principiantes. Embora leve uma quantidade menor de líquido, este shaker é mais prático e ajuda a garantir sempre as medidas corretas para cada receita.
Como usar corretamente um shaker para fazer cocktails?
Tornar-se um autêntico mestre na arte de agitar com um misturador leva o seu tempo, mas pode crer que o processo é entusiasmante. Para começar, deve segurar o topo do shaker com a sua mão dominante e com a outra agarre firmemente no fundo.
Agite vigorosamente mantendo os pés bem assentes no solo e o shaker ligeiramente inclinado. Depois, vá experimentando o que funciona melhor para si. Pode agitar por cima do ombro dominante, ao nível do peito ou como se sentir mais confortável.
Para fazer cocktails frutados, junte as frutas com o açúcar e agite um pouco. De seguida, coloque o gelo e os líquidos e termine. Nunca abuse na quantidade de gelo, porque precisa de espaço para que este vá batendo e partindo contra as extremidades do shaker. Aliás, a mistura total deve ocupar somente cerca de metade do copo.
Por último, lave cuidadosamente o misturador após preparar cada cocktail. O pior que pode acontecer é ocorrer transferência dos sabores de uns cocktails para os outros.
Com o tempo, irá aprender e desenvolver um número incontável de maneiras e truques para fazer cocktails. Aos poucos ficará à vontade para inovar nas suas criações, impulsionando assim o sucesso do seu bar.
Inspire-se nestas deliciosas receitas de cocktails e comece já a surpreender os seus clientes! Leia os nossos artigos dedicados aos barmen e conheça ainda a nossa seleção de bebidas imperdíveis. Para ficar a par de tudo o que publicamos, basta subscrever o blog O Mimadu.
Subscrever blog