Organizar uma degustação de vinhos é uma maneira excelente de conseguir uma maior afluência de público e cativar novos clientes para o seu bar. Como consequência, o “burburinho” em torno da marca e do seu espaço aumentará, especialmente se cumprir certos requisitos durante o evento e na sua preparação.
Quando bem pensada, planeada e executada, uma degustação de vinhos pode ser o empurrão de que o seu negócio precisa para crescer de forma orgânica, sustentada e duradoura. Acompanhe-nos à medida que o guiamos pelos passos indispensáveis para o sucesso do seu evento.
5 Sugestões para organizar uma degustação de vinhos bem-sucedida
1. Promoção do evento
Certamente quererá atrair uma quantidade considerável de visitantes ao seu bar para a degustação de vinhos. Quanto mais pessoas aparecerem, maior será a probabilidade de conseguir novos clientes regulares.
O primeiro passo para a promoção do evento consiste em afixar e distribuir panfletos e falar sobre a degustação nas redes sociais. Se tiver números telefónicos ou endereços de email de alguns clientes, não hesite em contactá-los e incentivá-los a convidarem familiares e amigos. É também essencial que não deixe de falar diretamente com todos os que visitarem o seu bar nos dias anteriores à degustação de vinhos.
É imperativo que a promoção do evento comece com algumas semanas de antecedência e que todo o staff do bar acompanhe de perto o planeamento.
2. O tema e o ambiente
Escolher um tema para a sua degustação de vinhos contribuirá para o sucesso do evento. Ao anunciar o tópico de antemão, estará a ajudar a criar entusiasmo nos convidados. Algumas temáticas interessantes e que pode explorar incluem: as principais castas italianas, as combinações clássicas entre vinhos e comidas ou as seleções vintage. Pode ainda dedicar a noite a uma região específica.
Se estiver dentro do seu orçamento e for coerente com o estilo do seu bar, convide um enólogo ou um sommelier para a degustação. Isto elevará o evento a outro nível de requinte, tornando-o mais educativo para os participantes.
Independentemente de onde pretenda posicionar o evento no espectro da formalidade, o mais importante é fazer com que todos se sintam confortáveis e bem-vindos.
Para uma noite dinâmica e divertida, o ideal é que o conjunto dos participantes inclua conhecedores de vinhos, mas também entusiastas novatos, prontos para desfrutar da experiência. Tenha isto em mente na fase de preparação, ao considerar o tipo de público a atrair.
3. Variedade e quantidade de vinhos
Ao longo do evento, ofereça entre oito a dez vinhos diferentes para provar. Apresente-os por rondas de dois de cada vez, para que os participantes possam apreciar e comparar os sabores com calma.
Providencie dois copos a cada convidado. No que diz respeito à quantidade a colocar no copo para as provas, uma porção de 60 ml é mais do que suficiente para ficarem a conhecer bem a bebida. Lembre-se de que está a organizar uma degustação de vinhos e não uma noite de bar aberto. O mais provável é que os participantes não bebam a porção inteira, por isso é essencial disponibilizar recipientes para depositar o restante das amostras.
A seleção de tintos tende a ser a mais popular em qualquer degustação de vinhos. Recomendamos então que sirva seis ou sete vinhos tintos e dois ou três vinhos brancos. Para conseguir um evento interessante e diversificado, o melhor será alternar entre castas tradicionais e misturas provindas de diferentes regiões vinícolas.
Algo que não pode faltar é a inclusão de novas ofertas face à sua carta habitual, especialmente introduzidas para a degustação de vinhos. Isto fará com que o evento se torne cativante para uma audiência mais abrangente, mas também para os seus visitantes regulares, que terão a oportunidade de experimentar novos vinhos.
4. Harmonização de vinhos com iguarias
Embora não seja uma regra inquebrável, os participantes costumam esperar que sejam servidos alguns pratos ou petiscos durante as degustações de vinhos. É fundamental que as iguarias selecionadas se harmonizem perfeitamente com a carta de bebidas do evento.
De uma forma geral, carnes frias, queijos, chocolate e frutas combinam de forma deliciosa com vinhos. No caso dos vinhos italianos e franceses, a melhor opção é harmonizá-los com ofertas gastronómicas da mesma região de origem.
5. O que não pode faltar
Prepare copos em quantidade suficiente, de forma a poder oferecer dois a cada participante e ficar com alguns de reserva. Visto que alguns vinhos brancos precisam de estar frios, deve ter à mão vários recipientes com gelo. Lembre-se que também os vinhos tintos têm uma temperatura ideal para serem servidos e tome todas as providências quanto a isso.
Forneça a cada convidado caneta e papel para que possam tomar notas depois de cada ronda de degustação. Finalmente, é essencial que todos tenham sempre água à disposição para beber e limpar o palato.
Coloque as nossas sugestões em prática e veja o seu bar tornar-se um espaço popular! No blog O Mimadu publicamos diversos artigos para guiar os barmen na sua arte e destacar o seu bar da concorrência. Subscreva o blog e inspire-se nas nossas ideias e sugestões!
Subscrever blog