Comprar vinho: Os melhores lugares e dicas essenciais!

Não há melhor bebida para acompanhar uma deliciosa refeição, ou para celebrar uma ocasião especial, do que um bom vinho. No entanto, no momento de comprar vinho, a escolha nem sempre é fácil.

Muitos de nós somos apreciadores, mas nem todos temos as skills necessárias para fazer a seleção acertada. Normalmente, jogamos pelo seguro e compramos um vinho que já conhecemos. Porém, às vezes, temos vontade de arriscar.

Precisa de comprar uma garrafa de vinho e não sabe onde? Vai jantar a casa de uns amigos e quer levar um bom vinho, mas não sabe qual escolher? Comece por selecionar o sítio certo. Conheça os melhores locais para comprar vinho e leia algumas dicas que deve considerar no momento da escolha. Tome nota e surpreenda os seus amigos no próximo jantar!

 

Encontre o sítio certo para comprar vinho

 

Muitas vezes, no momento de escolher o vinho certo, optamos por procurar algum que já provámos anteriormente, lembrámo-nos de uma dica de um amigo ou até mesmo de uma crítica valiosa que lemos algures. Em alguns locais, poderá ter a ajuda de um profissional especializado ou até mesmo a oportunidade de provar o vinho antes da compra.

 

1. Garrafeiras

Quando tiver oportunidade, opte por dirigir-se a uma loja especializada. Nas garrafeiras ou casas de vinhos, vai sempre encontrar alguém para o aconselhar. Muitas vezes, os donos destes espaços e os seus funcionários possuem formação em Enologia.

Outra particularidade interessante destas lojas é que irá encontrar os vinhos organizados por país e região, o que também poderá facilitar a sua escolha. Além disso, os vinhos são armazenados nas melhores condições, o que garante a boa qualidade dos mesmos. O melhor de tudo é que aqui terá a possibilidade de provar o vinho, saber mais sobre a região onde é produzido e sobre os seus produtores.

A visita a uma boa garrafeira é uma experiência única, onde se encontram as principais referências de vinhos, tanto nacionais como internacionais.

 

2. Hipermercados

Regra geral, as grandes superfícies comerciais possuem uma boa seleção de vinhos e oferecem opções de qualidade. Nos hipermercados, é fácil encontrar as referências mais conhecidas e vinhos em conta, se não pretender investir muito dinheiro na sua compra.

Se costuma comprar vinho com frequência e já tem algum conhecimento sobre o assunto, esta pode ser uma boa opção. Se, pelo contrário, não tem grande experiência, tome consciência de que aqui será mais difícil encontrar alguém especializado para o poder aconselhar.

 

3. Pop Up Stores

Normalmente, em épocas específicas, como é exemplo o Natal, algumas marcas de vinho inauguram as chamadas pop up stores, ou lojas temporárias. Nestas, que regra geral são estabelecidas nos grandes centros comerciais, o cliente tem a oportunidade de encontrar vinhos muito específicos, mais especiais.

Tal como nas garrafeiras, também nas pop up stores poderá ter contacto com pessoas especializadas que o auxiliarão no momento da compra. A grande vantagem é que aqui terá acesso a uma excelente seleção de vinhos, já que as marcas aproveitam estes momentos para dar a conhecer ao público o melhor.

 

4. Lojas Online

A maioria das grandes marcas de vinho oferece ao consumidor a possibilidade de comprar sem sair de casa. Através das lojas online, é muito fácil escolher o vinho ideal para cada ocasião e, muitas vezes, a preços mais baixos do que encontra nas lojas físicas. Normalmente, nos websites das marcas, também pode aceder a dicas que o ajudam a tomar a decisão mais acertada.

 

Escolha o vinho ideal

 

No momento da compra da melhor bebida, surgirão sempre algumas dúvidas. Para que a sua decisão seja mais segura, quando precisar de comprar vinho, há algumas dicas que não deve mesmo esquecer.

 

Tenha em conta a ocasião

A escolha de um vinho deve sempre ter em consideração o momento ou ocasião em que será servido. Precisa de um vinho para uma festa? Para um almoço de negócios? Ou para um jantar a dois? Cada circunstância é diferente e, por isso mesmo, pede um vinho distinto.

Por exemplo, os vinhos brancos ou rosés são mais associados às tardes quentes de verão. Para uma festa ou celebração, sugerimos que experimente algo especial como o espumante O Mimadu. Pelo contrário, num jantar prolongado com amigos, um tinto encorpado calha sempre bem.

 

Já sabe o que vai comer?

Se precisa de comprar vinho para acompanhar uma refeição, tente saber antecipadamente o que vai comer. Não há nada melhor do que combinar um bom vinho com uma deliciosa refeição, mas essa combinação pode ser um desastre. Há algumas regras básicas que deve ter em conta para poder tirar o maior partido do vinho e da comida.

  • Entradas: O início de uma refeição harmoniza muito bem com espumantes ou vinhos frisantes. Os petiscos e as saladas também ficam bem com este tipo de vinhos.
  • Peixe, marisco ou aves: Se for servir um destes pratos, saiba que harmonizam com vinhos brancos ou rosés. Bem gelados, não há como errar!
  • Carnes vermelhas, massas ou queijos: Um bom vinho tinto casa sempre bem com pratos de carne vermelha ou uma deliciosa massa com molho de tomate. Uma tábua de queijos e um copo de vinho tinto é a combinação perfeita para um serão entre amigos.
  • Sobremesas: Normalmente, os grandes finais harmonizam com vinhos doces, como vinho do Porto ou moscatel. Se em vez dos tradicionais doces servir fruta, pode combinar com um vinho frisante ou um espumante.

 

Leia o rótulo e a embalagem

Antes de comprar um vinho, é muito importante avaliar as condições da embalagem. Tente perceber se esta está em bom estado, se a garrafa está intacta e se a rolha não ultrapassa o limite do gargalo.

Ler o rótulo também é essencial. Só assim saberá exatamente aquilo que está a comprar. Vá tomando atenção às regiões e castas com que são produzidos os vinhos e vai ver que começa, aos poucos, a perceber cada vez mais.

 

Informe-se

Se está agora a começar a sua jornada no mundo dos vinhos, talvez seja importante informar-se junto de meios especializados. Leia algumas publicações e visite websites ou apps de pontuações, onde os vinhos são avaliados por um grupo de especialistas. Claro que os gostos variam de pessoa para pessoa, mas só vai saber se experimentar.

 

Arrisque!

Por falar em experimentar, comece a explorar um pouco mais. Na hora de comprar um vinho, lembre-se de uma marca de que tenha gostado e procure outro da mesma região. Arrisque. Experimente. Certamente, não se vai arrepender.

 

Se precisa de um vinho para uma ocasião especial e ainda não sabe o que comprar, visite a loja online O Mimadu. Ao seu dispor tem quatro sabores de espumante aromatizado de autor, 100% produzido em Portugal.

 

VISITAR LOJA ONLINE

 

 

Subscrever blog

Aceito a Política de Privacidade
Dou o consentimento para o tratamento de dados

O Mimadu está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *