8 Princípios essenciais para beber espumante!

Beber espumante é um ato que, geralmente, associamos a um momento de celebração. Culturalmente, sempre que festejamos alguma coisa, temos por hábito abrir uma garrafa para brindarmos com a família ou com os amigos. Mas, na verdade, beber espumante vai muito além disso e tem uma série de especificidades associadas que devem ser esclarecidas. Por exemplo, sabia que as garrafas de espumante não devem ser armazenadas no frigorífico?

Se é apreciador de vinho espumante e quer ter a certeza de que o bebe da maneira correta, leia o nosso artigo. Apresentamos 8 aspetos que deve ter em consideração sempre que degusta um copo desta bebida.

 

1. Como abrir uma garrafa de espumante?

São muitos os erros cometidos ao abrir uma garrafa de espumante. Na verdade, este é um processo bastante simples, por isso tente não complicar.

Quando se prepara para beber um espumante normal, faça por não abanar muito a garrafa. Se, por exemplo, andou com o vinho de um lado para o outro, numa viagem de carro ou a pé, antes de o abrir deixe-o repousar uns minutos. Depois, seja cauteloso e verifique para onde está a direcionar a garrafa. Não vai querer provocar um acidente.

Se se preparar para degustar o espumante aromatizado O Mimadu, este princípio não se aplica. Parte da experiência de degustação consiste em ver as bolhas metálicas em movimento, pelo que esta bebida deve ser agitada antes de aberta.

Ao abrir uma garrafa de espumante deve ter em mente que as duas mãos são para usar! Uma mão deve segurar a base da garrafa, num ângulo de 45 graus, enquanto a outra se posiciona na rolha. Depois, vá girando a garrafa até a rolha se soltar. Esta dica é muito importante: deve girar a garrafa e nunca a rolha! No final, pode e deve concentrar-se mais na rolha para poder controlar o barulho que faz ao abrir.

 

2. Escolha o melhor copo para beber espumante

No momento de beber espumante, tome em consideração o tipo de copo que vai utilizar para servir. A tradição diz-nos que este vinho deve ser degustado num copo flauta (ou flute), pela sua forma mais alongada e estreita. Contudo, deve evitar usar flutes muito finos.

Alguns especialistas defendem mesmo que o melhor é servir o espumante num copo de vinho branco tradicional. O argumento é que este copo permite ao vinho respirar melhor. Os outros, dizem, são só bonitos para a fotografia!

 

3. Ao servir, não encha demasiado o copo!

Regra geral, beber espumante está associado a um ritual de celebração. Por isso, a efusão do momento pode fazer com que queira brindar de copo cheio. No caso do espumante, lembre-se de que este é um vinho que se quer fresco. Se encher demasiado o copo, corre o risco de o espumante aquecer mais rapidamente. O ideal é servir apenas um terço do copo.

 

4. Guardar ou não a garrafa no frigorífico?

Como já referimos, o espumante é um vinho que deve ser servido fresco. O ideal é que, no momento de beber, esteja entre os 6 e os 10 °C. Mas, ao contrário do que possa pensar, o frigorífico não é amigo do espumante. Idealmente, assim como os outros tipos de vinho, deve estar guardado em adegas ou caves.

Como sabemos, nem todos têm essa possibilidade. Então, armazene as suas garrafas num local escuro e fresco, a uma temperatura não superior a 15 °C. Antes de servir, coloque a garrafa durante cerca de 20 minutos num frapê com gelo e água para refrescar.

 

5. Para impressionar, saiba também como pegar no copo

Sabia que até a forma como pegamos no copo influencia o estado do vinho que estamos a beber? Falando especificamente do espumante, convém ressalvar que as nossas mãos vão alterar a temperatura do vinho. Então, tenha em atenção que deve segurar o copo pelo pé, e não pela taça, para evitar que a bebida aqueça mais rapidamente.

 

6. A ocasião terá de ser assim tão importante?

Normalmente, os espumantes estão associados a momentos de festa. Sempre que há uma data importante, lá vamos nós à procura do melhor vinho para celebrar. E, regra geral, os espumantes estão no topo da lista.

Mas, porquê que só nos guardamos para estas alturas? Se vai ter um jantar e tem de apresentar um vinho, arrisque e compre um espumante. Nunca se sabe se a ocasião especial surge depois de abrir essa garrafa!

 

7. Já sabe que espumante vai escolher?

Na verdade, deve confiar no seu instinto. O melhor espumante para si pode não ser o melhor para outra pessoa. Tudo depende do gosto de cada um e nesse aspeto não há discussão. Vá anotando as referências dos vinhos para saber quais são os seus favoritos. Mas arrisque também! Só vai saber se gosta depois de provar.

 

8. As harmonizações

Como já referimos, associamos os espumantes a momentos de celebração. Bebemos espumante para brindar num aniversário, num casamento ou para o ritual das uvas passas na passagem de ano. Mas, um bom espumante harmoniza na perfeição com vários pratos. Convém saber quais! Então, tudo depende do espumante que escolher:

  • Se optar por um espumante bruto, saiba que este é bastante versátil e harmoniza com pratos que vão desde as carnes vermelhas a uma simples salada;
  • Por outro lado, se escolher espumante extra bruto, pode acompanhá-lo com pratos mais ácidos, como ceviches ou ostras, ou mais gordurosos, como deliciosas massas com molho branco;
  • O espumante secoé ideal para iniciar uma refeição e vai bem com aperitivos e petiscos;
  • Se o seu paladar preferir os meio secos, então pode combiná-los tanto com marisco como com sobremesas;
  • Finalmente, se apreciar espumantes doces, saiba que estes harmonizam perfeitamente com fruta ou pratos mais doces.

 

Ficou com vontade de saber mais? Sugerimos que conheça os espumantes O Mimadu, escolha o seu favorito e surpreenda os seus amigos com a ajuda das nossas dicas. Visite o website e conheça toda a gama O Mimadu!

 

CONHECER ESPUMANTES O MIMADU

 

Subscrever blog

    Aceito a Política de Privacidade
    Dou o consentimento para o tratamento de dados

    O Mimadu está comprometido com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

     

    Leave a Reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *